Grupo Amarelinha adquire a Rede Palomax no interior paulista, com lojas nas regiões de Matão e Araraquara

Foi concluída nessa terça-feira (1), uma importante operação de aquisição no varejo regional no interior paulista. A transação envolveu duas das mais tradicionais redes de supermercados regionais, ambas com mais de 30 anos de história.

O Grupo Amarelinha adquiriu a Rede Palomax, com 07 lojas em operação, sendo 04 lojas em Matão e 01 loja na cidade de Araraquara, num total de 5.300 metros quadrados de área construída e fluxo de cerca de 280 mil clientes.

Com a aquisição, o Grupo Amarelinha, fundado em 1983, se consolida nas suas regiões de atuação e passa a contar com 19 lojas em operação, incluindo, as cidades de Matão e Araraquara, além das cidades de Pitangueiras, Barrinha, Sertãozinho, Monte Alto, Ribeirão Preto e Franca.

Esta operação foi mais um dos projetos estruturados e intermediados por VarejoConnect®, empresa especializada no setor supermercadista que criou uma tecnologia inovadora voltada especificamente para a expansão e intermediação de venda e compra de redes de supermercados.

Conversamos com os sócios da VarejoConnect®, Bruno Fagundes e Leonardo Tonelo, que não puderam comentar detalhes da operação, por questão de sigilo e confidencialidade, porém deixaram claro que esta transação ratifica a atual tendência de consolidação do setor supermercadista regional via fusões e aquisições, na linha de outras operações ocorridas nos últimos anos e de outras operações do varejo regional que estão em andamento e serão divulgadas nos próximos meses.

Tonelo explica que, dentre os principais fatores decisivos para a aceleração deste movimento de consolidação do setor via aquisição de outras redes, destacam-se os elevados custos, burocracia e incertezas para a expansão via construção de novas lojas, o rápido aumento da concorrência (atacarejos; atacados; lojas de vizinhança; e-commerce) e, ainda, a alta dos juros, inflação e a janela de liquidez das redes regionais e fundos de investimento que estão destinando recursos para este tipo de transação. Acrescenta-se aos fatores acima, uma característica específica do setor supermercadista: As famílias que estão sendo prospectadas para potencial venda se suas redes, tem levado em consideração o fato de terem a oportunidade de rentabilizar com a venda do “negócio” da família (rede de supermercados), porém permanecer com os imóveis da operação (já que é comum o supermercadista ser proprietário dos imóveis das lojas) e, com isso, sair do risco de ser operador de loja de supermercado e figurar apenas como locador dos imóveis das lojas, recebendo, no final do dia, rentabilidade até maior do que os dividendos deixados pela operação de supermercado, já que os alugueres pactuados tem girado em torno de 1% a 1,5% do faturamento bruto das lojas, a depender da situação específica de cada caso.

Rede Palomax
A história do Palomax teve início em 1989, quando a família fundou a primeira loja no Jardim Buscardi, em Matão. Começava ali a trajetória vitoriosa de uma rede de supermercados que, desde seu início, se propôs a oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, com ênfase no autosserviço.

Grupo Amarelinha
O Grupo Amarelinha também iniciou suas atividades no início da década de 80. As primeiras lojas físicas foram de confecções e calçados, e posteriormente o grupo se expandiu em tamanho e diversidade em ramo de atuação com as expansões para supermercados, drogarias, posto de combustível. Atualmente, o Grupo Amarelinha tem presença consolidada em importantes cidades do interior paulista, Pitangueiras, Barrinha, Sertãozinho, Monte Alto, Ribeirão Preto e Franca.